Mensagens populares

sábado, 30 de abril de 2011

Historial



Setembro 17 2008


  •   Escarpas - Setúbal
        Neste mesmo local, nada existia o quea fotografia mostra. Era um espaço com algumas casas e barracas onde era habitado por muitos pescadores (varinos) como então eram conhecido. Foi um local muito perigoso, pois a barreira que dava para a estrada da Graça era muito alta e não tinha qualquer protecão para quem se aproximava da beira. Um pouco antes do depósito elevatório de água que se vê ao fundo, existia uma descida formada por escadas e calçada, que a canalha aproveitava para fazer de escorrega, pois a rampa inclinada convidava a criatividade de um prazer da época para brincar. Na parte sul do elevatório de água, estavam colocadas peças de artilharia de grande porte, cuja manutenção estava a cargo do regimento de infantaria 11, sendo que o quartel ainda se encontra na Av. Luisa Todi em Setúbal.
         Recordo que na dita barreira existiu vários acidentes de pessoas que, por falta de cuidado deram para que isso acontece-se. Nos dias de grandes chuvadas a barreira de salão, a enxurrada era derramada para a estrada da Graça, e ficava atulhada de lama bloqueando todo o trânsito e pessoas de circularem, permanecendo dias e dias até ser totalmente limpa .Anos 1953-1954

 

Cruzeiro do Sul


Cruzeiro do Sul, foi um nome de uma emissora clandestina que noutros tempos e quase diariamente emitia os seus programas em Setúbal.
Nessa altura existiam mais emissoras também clandestinas. As emissões eram criativas e não passavam disso mesmo, para além do raio de cobertura em Setúbal, ainda chegava em boas condições a Sines.
      Os emissores eram construídos pelos autores com componentes de rádios e dos antigos televisores a válvulas do tipo PL500 entre outras.
As máquinas artesanais, obrigavam a ter horas e horas de manutenção,
pois os osciladores de radio frequência eram instáveis de manter os 1600 khz(onda média).
       A estação Cruzeiro do Sul era a melhor situada geograficamente, dado a posição em altura e sem obstáculos para antena.


        Ora bem, neste local que a foto mostra, funcionou outro emissor era o Fm Kanal 2, foi o que mais problemas e mais história criou, referente a interferências com a televisão, sendo que toda a vizinhança actuava com ameaças de pancadaria e destruição das instalações,
para além da confrontação com o locatário. Lembro-me que um individuo entrou pela casa a dentro, e sem mais nem menos socou o inquelino, esta versão negativa, que passado algum tempo a situação foi piorando o que resultou o desmantelamento de todo o equipamento.
        Esta estação tirando um caso ou outro funcionava com emissões gravadas em fita magnética, e
com control de abertura e fecho da emissão sem a presença de qualquer ser humano. A criatividade era tanta que o jogo do Vitória futebol Club com outra equipa, era gravado e durante os dias de semana ìa para o ar, e quem sintonizasse ficava a ouvir o relato como o Vitória estivesse a jogar nesse dia. Existe um Senhor nesta redondeza para além de um homem bom é um grande comerciante que todos o conhecem, é testemunha deste facto porque ele mesmo dentro do seu estabelecimento ficou supreso quando eu entrei com o rádio portátil a ouvir o relato de futebol, ele mesmo ligou a telefonia da taberna e lá ficou a ouvir o dito relato, este facto foi positivo mas enfim. Depois as emissões passaram da onda média para frequência modelada FM sendo que em termos de equipamento foi muito reduzido e de fácil afinação.
       Com meia duzia de peças construia-se um emissor com uma potência de 5W que cobria toda a zona de Setubal e arredores, e foi aqui onde foi feita A PRIMEIRA EMISSÃO clandestina da Rádio Voz de Setubal que mais tarde passou a emitir da Reboreda, até á legalizaão definitiva como se encontra actualmente. Muitos casos se passaram, e hoje
aquelas pessoas que se indignaram com essas emissões, são as primeiras a sintonizar a RVS de Setubal. Muito mais haveria para relatar mas vou ficar por aqui,se necessário
voltarei. FM  


 
publicado por famatos às 19:41

Sem comentários:

Enviar um comentário