Mensagens populares

sábado, 30 de abril de 2011

Artur Jordão



Artur Jordão Musico Compositor; Seis das Grandes Marchas de Setúbal, a primeira em 1997, a ultima em 2006 têm a assinatura de Artur Jordão que curiosamente depois dos desfiles das colectividades nunca arrecadou nenhum prémio.
Apesar disso,diz não se sente frustado, o que não o impede de pensar porque razão tem valor para vencer, tantas vezes,o concurso da grande marcha e não conseguir, até hoje, ganhar nada com as colectividades. E concorro

sempre, até com musicas para mais do que uma colectividade, reforça a reflexão, que os olhos arregalados não deixam disfarçar o espanto. As distinções que colecciona não se limitam a concursos em Setúbal. Estendem-se por praticamente todo o País. Em dez anos, de 1991 a 2001 em festivais infantis e juvenis, a vestir musica letras de Alexandrina Pereira, ganhou tudo e mais alguma coisa,quase cem prémios arrecadados.
Pois, espantem-se, este papa prémios, apenas viu um piano aos 18 anos, quando em Beja, onde nasceu, começou a aprender música no fundo de apoio aos organismos juvenis. Na altura, frequentava o curso geral do comércio que, por culpa da nova paixão, ficou por concluir. Deixo aqui um aparte pessoal, o instrumento que sempre desejou ter,
um PIANO de cauda. 


Setúbal em casa não vai ficar” é tema da Grande Marcha 2011



A dupla formada por Bruno Frazão e Artur Jordão voltou a vencer a Grande Marcha Popular. O tema “Setúbal em casa não vai ficar”, foi eleito pelo júri de entre um total de duas dezenas de trabalhos a concurso.
De entre uma vintena de trabalhos apresentados a concurso, a escolha do júri recaiu para a dupla formada por Bruno Frazão e Artur Jordão que, desta forma, voltam a dividir o prémio monetário instituído pelo município, no valor de 2.500 euros.
Instado por «O Setubalense» o compositor Artur Jordão revelou ser a sua 11.ª vitória no certame setubalense, musicando poemas da autoria de Carlos Casalão Zorro, Bruno Frazão e Alexandrina Pereira.
“È sempre um orgulho”, desabafou o compositor setubalense que, de entre os 20 trabalhos apresentados a este concurso promovido pela Câmara Setúbal, assinou três deles em parceria, para além de Bruno Frazão, também com Alexandrina Pereira e Joana Caetano.
Naturalmente contente também se evidenciou ao nosso jornal Bruno Frazão. O autor já havia vencido a letra da Grande Marcha de 2010, igualmente com Artur Jordão, e considerou que o sucesso “resulta de um bom jogo de articulação” entre a letra e a música.
“A letra é muito simples e a música melodiosa e popular, como tem de ser”, atirou Bruno Frazão que, instado sobre o facto do concurso da Grande Marcha de Setúbal nunca apresentar um tema específico (contrariamente a muitos outros), também não reconhece nisso uma vantagem.
Na opinião do autor de “Setúbal em casa não vai ficar”, a câmara, na qualidade de promotora do evento, “poderia eleger anualmente um tema, e escolha é coisa que não falta”, opinou, considerando que tal situação “potenciava mais criatividade e diversidade” aos participantes no certame.
Noutro plano, não deixa de ser curioso, e motivo de regozijo, que pelo segundo ano consecutivo uma dupla setubalense vença o concurso da Grande Marcha de Lisboa. Em 2010, José Raposo escreveu e Carlos Pinto musicou a Grande Marcha alfacinha, de seu tema “Lisboa Menina”.
O concurso do corrente ano foi ganho por Alexandrina Pereira e Artur Jordão, que se apresentaram ao certame da capital com o tema “Fado, de Lisboa para o Mundo.”
A Grande Marcha Popular de Setúbal será obrigatoriamente interpretada pelas dez marchas a desfilar a concurso. E são elas: União Futebol Comércio Indústria, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Clube Recreativo Palhavã, Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, Grupo Desportivo Setubalense ‘Os Treze’, Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Azeitão e Grupo Desportivo Independente (vencedor em 2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário